segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Formação do Arco-íris

      Esta é uma boa questão pra começar a pensar a respeito do processo físico que dá origem ao arco-íris. A maioria das pessoas jamais notou que o sol está sempre atrás delas quando vêem um arco-íris e que o centro do arco circular está na direção oposta ao sol. A chuva, naturalmente, está entre o observador e o arco-íris.
      Um teste: Acorde às 5:00h da manhã, vá para um local aberto, fique de costas para o sol, olhe para o céu. Provavelmente você verá um arco-íris.
             Refração no Prisma

Refração: é o desvio que a luz sofre ao passar de um meio transparente para outro.
Refração da luz: A luz branca se decompõe em 7 cores básicas (monocromáticas) ao atravessar um prisma, ou, no caso do arco-íris, uma gota d'água, pois cada uma das cores que a formam sofre um desvio (refração) diferente.
       Se fosse apenas um desvio de feixe de luz que passa de um meio para outro, veríamos simples feixes coloridos e não todas elas arrumadinhas formando um arco.
       A questão é que, quando a gota de chuva refrata a luz solar, as cores vão se separando de acordo com sua frequência em ângulos diferentes em relação ao observador. Desta forma, apenas uma cor estará posicionada em um ângulo visível ao observador. E da mesma forma, todas as outras gostas ao redor desta, refratarão a mesma cor em direção ao observador, formando uma faixa larga de determinada cor que caracteriza o arco-íris.

      Às vezes, é possível ver também o que se conhece como arco íris secundário, o qual é mais débil e apresenta as cores investidas. O arco íris primário, que temos dado em chamar simplesmente "arco íris", é sempre um arco interior e mais próximo do observador que o arco íris secundário. Este segundo arco produz-se quando a luz branca refratada e separada nas diferentes cores do espectro visível,se refrata de novo em uma cortina de água posterior, com o qual se investem ditos cores atendendo à longitude de onda correspondente, maior nos raios vermelhos e menor nos azuis e violeta.


       O Arco-íris lunar é um arco-íris produzido pela luz da lua. Eles formam-se sempre do lado oposto da lua no céu e são mais fracos, devido a pouca quantidade de luz refletida pela lua. Devido isso é muito difícil perceber o aspecto das cores a olho nú, dando a impressão que ele de que eles são brancos.




2 comentários:

  1. btyfg.kmyewertyuiolnsertyuiopl,ncxzaW456YUIO0P-´ÇLKJHGFDSAQ34567890P´~;. MUITO BOM ESSA PAGINA

    ResponderExcluir
  2. Very well I like so much this page, but i don't understand because i'm american.. I go to the transate to understand this blog.. :(

    ResponderExcluir